CENTRO DE REFERÊNCIA DE ESTUDO AFRO DO SUL FLUMINENSE – CREASF JONGO DE PINHEIRAL

“Pai Divino Espírito Santo,
primeiro que sai na guia
eu vim saravá terreiro
Com Deus e a Virgem Maria”

(Mestre Cabiúna)

“O Centro de Referência de Estudo Afro do Sul Fluminense (CREASF) foi fundado em 1998, para preservar o jongo e suas tradições, patrimônio cultural imaterial tombado pelo IPHAN em 2005. O espaço recebe estudantes, professores e o público em geral com interesse pela cultura afro do Vale do Café.

A casa possui uma biblioteca especializada em cultura afro-brasileira, com cerca de 350 livros. No terreno ao fundo são realizadas as rodas de jongo. Na visita à casa, conta-se a história do jongo, são exibidos filmes sobre a tradição jongueira e realiza-se uma mini-roda ao final. De quinze em quinze dias, nos fins de semana, acontece a tradicional roda de jongo do grupo à noite. Ponto de Cultura desde 2008, o Centro também preserva a culinária típica.

São mais de quatro gerações de jongueiros que descendem de escravos da Fazenda do Pinheiro, propriedade do comendador José de Souza Breves. A coordenadora do grupo é Maria de Fátima da Silveira Santos, a Fatinha, uma das criadoras do Centro. Antes de terem a casa, as famílias que dançavam jongo em Pinheiral faziam rodas na rua do Aterro, no centro da cidade.”

 

Endereço: Rua Bulhões de Carvalho, 146, Pinheiral – RJ
Telefone: (24) 3356-3559
Email: creasfjongopinheiral@ig.com.br

Endereço

rua compositor silas de oliveira 101 21360-340 Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Telefone

(+55) 21 3457-4176

Email

info@jongodaserrinha.org